Trabalhar com portfólio
Sábado, 31 de Outubro de 2009. ESML.
Trabalhar com portfólio
- Confesso que nunca trabalhei com portfólio.
- Penso que é importante trabalhar a partir de agora, com este instrumento de avaliação. Muitos autores consideram o portfólio como um documento de registo do
aluno, apresentando o mesmo, todas as possibilidades de construção individual e colectiva, exercitadas ao longo de uma disciplina. O portfólio, diferentemente de inúmeros relatos em artigos, livros e outros materiais de ensino-aprendizagem deve ser usado como uma ferramenta de estudo e aquisição de novos conhecimentos, e por conseguinte, possibilita a efectivação de uma avaliação globalizante. O objectivo é o de fazer com que o aluno contribua com discussões e argumentações na sala de aula e fora dela, que possa mostrar as aquisições do quotidiano que o cerca, faça pesquisas científicas, relacione literatura consultada, sítios da internet e adquira competências.1)
O aluno passa a construir o seu material pedagógico, com aquilo que lhe interessa, com as questões que lhe trazem mais curiosidades, questões que por vezes exigem mais dificuldades de produção de respostas. Desta forma o aluno procura descobrir os seus limites e as suas possibilidades. O portfólio passa ser um instrumento de criatividade, troca e construção de parceria pedagógica. O registo é uma maneira gratificante de descoberta; os alunos dos ensinos básico e secundário e até por vezes, do ensino universitário, escrevem cada vez menos; o portfólio faz com que os discentes redijam, participem, produzam materiais, leiam, adquiram competências e desenvolvam conhecimentos.2)
O portfólio, desta forma, faz do aluno, agente dialógico do seu próprio produto. Todos os alunos poderão ser pesquisadores, criativos e construtivos. O portfólio é essencial para o sucesso de novas aprendizagens e para adquirir e consolidar competências num mundo marcado por diversidades culturais, onde as apelativas e novas tecnologias imperam.
1)Cf. http://www.dee.ufma.br/~fsouza/anais/arquivos/1_273_472.pdf
2)Idem, Ibidem.
Trabalhar com portfólio
- Confesso que nunca trabalhei com portfólio.
- Penso que é importante trabalhar a partir de agora, com este instrumento de avaliação. Muitos autores consideram o portfólio como um documento de registo do
aluno, apresentando o mesmo, todas as possibilidades de construção individual e colectiva, exercitadas ao longo de uma disciplina. O portfólio, diferentemente de inúmeros relatos em artigos, livros e outros materiais de ensino-aprendizagem deve ser usado como uma ferramenta de estudo e aquisição de novos conhecimentos, e por conseguinte, possibilita a efectivação de uma avaliação globalizante. O objectivo é o de fazer com que o aluno contribua com discussões e argumentações na sala de aula e fora dela, que possa mostrar as aquisições do quotidiano que o cerca, faça pesquisas científicas, relacione literatura consultada, sítios da internet e adquira competências.1)
O aluno passa a construir o seu material pedagógico, com aquilo que lhe interessa, com as questões que lhe trazem mais curiosidades, questões que por vezes exigem mais dificuldades de produção de respostas. Desta forma o aluno procura descobrir os seus limites e as suas possibilidades. O portfólio passa ser um instrumento de criatividade, troca e construção de parceria pedagógica. O registo é uma maneira gratificante de descoberta; os alunos dos ensinos básico e secundário e até por vezes, do ensino universitário, escrevem cada vez menos; o portfólio faz com que os discentes redijam, participem, produzam materiais, leiam, adquiram competências e desenvolvam conhecimentos.2)
O portfólio, desta forma, faz do aluno, agente dialógico do seu próprio produto. Todos os alunos poderão ser pesquisadores, criativos e construtivos. O portfólio é essencial para o sucesso de novas aprendizagens e para adquirir e consolidar competências num mundo marcado por diversidades culturais, onde as apelativas e novas tecnologias imperam.
1)Cf. http://www.dee.ufma.br/~fsouza/anais/arquivos/1_273_472.pdf
2)Idem, Ibidem.
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